Saúde

Já ouviu falar em capô de fusca? Gordura na região íntima das mulheres tem solução

Pacientes relatam desconforto por terem acúmulo de gordura na região íntima; cirurgias e procedimentos estéticos podem solucionar o 'problema'

Já ouviu falar em capô de fusca? Gordura na região íntima das mulheres tem solução Já ouviu falar em capô de fusca? Gordura na região íntima das mulheres tem solução Já ouviu falar em capô de fusca? Gordura na região íntima das mulheres tem solução Já ouviu falar em capô de fusca? Gordura na região íntima das mulheres tem solução
Foto: Divulgação

Pneuzinhos e culotes são clássicos quando o assunto é gordura localizada, porém ela também pode ser encontrada em outros lugares do corpo e causar alguns problemas estéticos femininos, que geram desconforto afetando a autoestima da mulher. Um exemplo é o Monte de Vênus, popularmente conhecido como “capô de Fusca”.

Algumas mulheres sofrem com o problema e recorrem a métodos paliativos para disfarça-lo. “Algumas paciente relatam o desconforto por terem o acúmulo de gordura nessa região íntima e acabam ficando escravas de modeladores de corpo, roupas mais compridas ou largas, que não marcam a silhueta e optam por usar biquínis estampados. Hoje existem tratamentos para reduzir a gordura dessa região que apresentam ótimos resultados”, disse a médica ginecologista Lorena Baldotto.

“Antes de tudo, é importante saber que aquela gordura localizada na região pubiana serve para amortecer impactos, principalmente durante a relação sexual. Então, eu não recomendo que retire tudo. Mas, para aquelas cuja região é muito avantajada, acho importante saber que tem como melhorar. O primeiro o é consultar o médico e realizar a avaliação para analisar onde estão os excessos, só então é definida a melhor técnica para cada caso”, disse.

Lorena disse que a aplicação enzimática é muito utilizada para promover a absorção dessa gordura ou até a lipoaspiração da gordura dessa região, caso o volume seja muito grande. “Se além da gordura houver excesso de pele podem ser feitos procedimentos cirúrgicos, uso de substâncias preenchedoras e estimulantes de colágeno para promover a melhora da aparência do local”, explicou.

De acordo com o cirurgião plástico Adriano Batistuta a cirurgia de lipoaspiração do Monte de Vênus é de curta duração e rápida recuperação. “Demora em média 40 minutos. A cirurgia é feita com anestesia local, sedação ou peridural. A volta ao trabalho poderá ser depois de três dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos. As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 14 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis, nos casos em que há necessidade da retirada de pele”, disse.