
O Espírito Santo já soma mais de 3,2 mil casos confirmados de dengue este ano. Outros 23 mil casos e 8 mortes estão em investigação nas cidades capixabas. Os dados são do de Monitoramento de Dengue da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Em dez dias, o número de casos suspeitos de dengue no Espírito Santo praticamente dobrou. Em 18 de janeiro, quando encerrou a semana epidemiológica 3, haviam sido registrados 11.558 possíveis casos de dengue. Na manhã desta terça-feira (28), a Sesa soma 23.059. O Estado confirmou 1.087 casos nos últimos dez dias, chegando a 3.278.
Um a cada três casos são confirmados na Capital. Vitória tem até o momento 1.124 casos confirmados, e é a cidade capixaba com o maior registro de dengue em 2025, seguida por Serra (721), Cachoeiro de Itapemirim (234), Vila Velha (215) e Linhares (178).
LEIA TAMBÉM:
O que diz a Prefeitura de Vitória?
Por meio de uma nota, a Prefeitura de Vitória destacou que desde o mês de novembro, o município tem se mobilizando e realizando ações de combate ao mosquito.
“Em Vitória, todas as 29 unidades de saúde e os dois prontos atendimentos estão equipados com materiais, medicamentos e insumos para atender a população. Em Vitória, seis unidades (Maria Ortiz, Praia do Suá, Conquista, Maruípe, Jardim Camburi e Santo Antônio) funcionam todos os dias da semana“.
Também é informado que o órgão realiza ações como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de bueiros utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares.
Além disso, desde março de 2023, Vitória ou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil o para os profissionais.
“A partir das imagens, é feito um plano de o e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde”, finaliza a Prefeitura de Vitória.
Sintomas da dengue
Os principais sintomas da dengue clássica são febres acima de 38°C, dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.
Os sinais de alarme mais importantes e exigem atenção redobrada são queda importante na pressão, alteração no nível de consciência (como a sonolência), hipotermia (queda significativa da temperatura do corpo), dor abdominal intensa, vômitos e sangramento em qualquer parte do corpo.