
Pelo menos mais quatro pontos de testagem para a detecção da covid-19 foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Grande Vitória, nesta semana. Os novos postos estão localizados em Vitória, Cariacica e Serra e se somam aos mais de 900 espalhados em todo o Espírito Santo.
Na segunda-feira (21), começaram a funcionar os pontos de testagens de antígeno localizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Cariacica e na Arena Jacaraípe, na Serra.
O atendimento em ambos os locais ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O serviço é oferecido por livre demanda — ou seja, não é preciso fazer o agendamento —, com expectativa de 300 coletas por dia em cada local.
De acordo com a Sesa, os novos pontos estratégicos contam com as unidades móveis de testagem, anteriormente estacionadas no Fórum de Cariacica e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Serra, onde permanecerão até o próximo dia 5 de março.
Além desses, outros dois postos iniciaram, na quarta-feira (23), a testagem de antígeno para identificação do coronavírus na Grande Vitória. O serviço ou a ser disponibilizado no Centro Universitário Salesiano (UniSales), em Vitória, e no Terminal de Campo Grande, em Cariacica.
No UniSales, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. O público interno pode ter o ao local por meio da entrada principal, localizada na Avenida Beira Mar.
Na unidade, a testagem também ocorre por livre demanda. Entretanto, para a organização dos envolvidos no trabalho e do próprio público interno e externo, estão sendo distribuídas em média 200 senhas por dia, de acordo com a ordem de chegada.
No Terminal de Campo Grande, o cidadão também pode realizar o exame por livre demanda. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
O objetivo da Sesa em abrir mais postos de testagem é monitorar os casos de infecção pelo coronavírus no Estado e iniciar, de forma precoce, o isolamento e o tratamento adequados.
O gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, destacou a importância da testagem, principalmente aos cidadãos que apresentam sintomas gripais ou tiveram contato com casos positivos à doença.
“A testagem em massa é uma das nossas principais armas de enfrentamento à pandemia da covid-19, servindo como um termômetro para mensurar a situação do vírus em nosso Estado. O governo do Espírito Santo está em constante ampliação dos locais de testagem, disponíveis de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde Capixaba, para possibilitar que todos tenham o ao serviço”, ressaltou.
Em caso de pacientes sintomáticos que testaram negativo para covid-19 no exame de antígeno, a Sesa orienta que um novo teste rápido ou do tipo RT-PCR seja realizado após 48 horas do primeiro resultado.
LEIA TAMBÉM:
>> Carnaval | Sesa orienta fazer teste de covid antes de festas e viagem
>> Autoteste de covid: saiba preços e quando produtos devem chegar ao mercado
Outros pontos de testagem no Espírito Santo
Os mais de 900 pontos de testagem contra a covid-19 ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser ados no site www.vacinaeconfia.es.gov.br, na aba “testagem”.
Para realizar o exame RT-PCR em pontos estaduais, é necessário realizar o agendamento prévio no site www.saude.es.gov.br/agendameto.
Com relação aos testes de antígenos em locais específicos que não ofertam por livre demanda, é preciso ar a Plataforma Vacina e Confia e fazer o cadastro do cidadão interessado. Após esse processo, basta clicar na aba “adicionar agendamento” e selecionar teste covid-19.
Confira os principais pontos de testagem para detecção da covid-19 no ES:
– Hospital Jayme Santos Neves (HJSN): de segunda a segunda, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. Somente teste de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Aeroporto de Vitória: de segunda a segunda, 24h por dia. Testagem apenas por agendamento e para pessoas que desembarcam. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
Também é realizado RT-PCR àqueles que necessitam desse tipo de exame por questões específicas, como viagens ao exterior, eventos, comprovação em locais de trabalho, entre outros.
– Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa): de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13 às 15h. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes): de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus de Goiabeiras: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Somente testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Universidade Vila Velha (UVV): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Somente teste de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba): de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Hospital Estadual Central (HEC): de segunda a segunda, das 13h às 18h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS): de segunda a sexta-feira, das 12h às 22h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Faculdade Multivix, no Campus de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Rodoviária de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Rodoviária de Colatina: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h; na sexta-feira das 8h às 12h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RTPCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.