Saúde

Casos de doenças pulmonares ligados ao cigarro eletrônico foram detectados no Brasil

Dispositivos também são responsáveis por vários acidentes por explosões das baterias

Casos de doenças pulmonares ligados ao cigarro eletrônico foram detectados no Brasil Casos de doenças pulmonares ligados ao cigarro eletrônico foram detectados no Brasil Casos de doenças pulmonares ligados ao cigarro eletrônico foram detectados no Brasil Casos de doenças pulmonares ligados ao cigarro eletrônico foram detectados no Brasil
Foto: Divulgação

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), três casos de doenças pulmonares ligados ao uso de cigarros eletrônicos já foram relatados no País. Contudo, não há detalhes a respeito. No informe mais recente, o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ainda destaca que os dispositivos também são responsáveis por vários acidentes por explosões das baterias. 

Além disso, estudos científicos demonstram que a chance de um jovem começar a fumar cigarros convencionais quadruplica a partir do uso dos dispositivos eletrônicos. 

O Inca fez na semana ada um alerta sobre o uso de cigarros eletrônicos. A instituição destacou o risco trazido por inúmeras substâncias tóxicas, na maioria aditivos com sabores de nicotina, que causam dependência química. 

Nos Estados Unidos, essa modalidade está relacionada a pelo menos 52 mortes, 4 recentes. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) relatou até anteontem 118 casos de hospitalização em 50 Estados. O número de pessoas internadas com problemas respiratórios chega a 2.409. 

Acredita-se que as lesões respiratórias sejam causadas pelo uso excessivo nos produtos de acetato de vitamina E, composto normalmente ligado a misturas com o THC, principal substância psicoativa encontrada nas plantas do gênero cannabis (maconha).