Política

Suplente de Tyago Hoffmann toma posse na Assembleia com foco no Norte do ES

"Responsabilidade de representar região que estava órfã de deputado", disse o novo parlamentar. Hoffmann saiu para comandar a Sesa

Suplente de Tyago Hoffmann toma posse na Assembleia com foco no Norte do ES Suplente de Tyago Hoffmann toma posse na Assembleia com foco no Norte do ES Suplente de Tyago Hoffmann toma posse na Assembleia com foco no Norte do ES Suplente de Tyago Hoffmann toma posse na Assembleia com foco no Norte do ES
Foto: Lucas S. Costa / Ales
Toninho da Emater tomou posse na Ales nesta quinta-feira (9).

A saída de Tyago Hoffmann (PSB) da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) abriu espaço para o segundo suplente do partido – o agora deputado estadual Toninho da Emater – assumir o mandato nesta quinta-feira (9).

Ao Folha Vitória, o recém-empossado disse que vai reunir esforços para contemplar a região Norte do Estado. “Tenho que fazer dessa oportunidade um momento para ouvir os anseios das lideranças políticas (da região) e trazê-los para a Ales”, disse.

LEIA TAMBÉM:

> Câmara da Serra aprova reajuste do vale-alimentação, bônus para Guarda e novos cargos

> Mudança no Estatuto dos Servidores é aprovada na Serra

> Euclério vai fazer transplante de rim nesta sexta em hospital de Cariacica

Toninho, que “não imaginava ser deputado estadual”, recordou a própria trajetória, marcada por uma hospitalização em estado grave decorrente do vírus covid-19 durante a pandemia. 

“É gratificante chegar aqui. Já fui vereador, vice-prefeito, prefeito de Pinheiros, e Deus quis que depois de uma dificuldade com o covid, eu tomasse posse na Assembleia. Estou ciente da responsabilidade de representar uma região que estava órfã de deputado – por causa da saída de Lucas Scaramussa (Podemos)”, declarou Toninho, citando a saída do ex-deputado da Casa para assumir a Prefeitura de Linhares.

O novo parlamentar, que no dia 2 deste mês – quando foi anunciada a saída de Hoffmann da Casa – disse ao Folha Vitória que iria se reunir com o governador Renato Casagrande (PSB) antes de comentar a possível entrada na Assembleia, ressaltou o apoio do chefe do Executivo estadual à região:

“O governador, atento como sempre, está contemplando a região com um mandato que não é meu, é da região”, disse.

Os primeiros os de Toninho, que assume a cadeira durante o recesso da Assembleia – que vai até o dia 3 de fevereiro -, disse que vai aproveitar o momento para visitar as lideranças dos municípios do Norte do Espírito Santo.

“Quero trazer uma ou duas demandas de cada gestão. Quero ajudar a elevar os investimentos que já tem alcançado as cidades – porque tem muitos deputados atuantes e também o apoio do governador -, mas preciso, antes, debater isso com a própria região”, afirmou.

MUDANÇA NA ALES

Tyago Hoffmann foi nomeado para assumir a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa). O anúncio foi feito no último dia 2.

Com a saída, quem tomou posse foi o suplente Bruno Lamas (PSB), que em seguida pediu licença do cargo para permanecer no comando da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), onde está desde 2023.

Já Mário Sergio Lubiana, o Lubiana Barrigueira (PSB), abriu mão da suplência para assumir a Prefeitura de Nova Venécia no primeiro dia deste ano.