Os advogados que estão de olho na vaga do Tribunal de Justiça Os advogados que estão de olho na vaga do Tribunal de Justiça Os advogados que estão de olho na vaga do Tribunal de Justiça Os advogados que estão de olho na vaga do Tribunal de Justiça
Foto: OAB/Divulgação
Foto: OAB/Divulgação

Na próxima quinta-feira (07), advogados do Estado vão votar e formar uma lista com 12 nomes para concorrer à vaga aberta de desembargador no Tribunal de Justiça para a advocacia.

É a vaga do Quinto Constitucional – segundo a Constituição Federal, 1/5 das vagas do Tribunal de Justiça deve ser formado por integrantes do Ministério Público Estadual e da OAB. Das 30 cadeiras, então, três precisam ser preenchidas por membros da advocacia e três, por membros do MPES.

A vaga surgiu com a aposentadoria do desembargador Annibal de Rezende Lima, em abril. Em junho, o TJES informou oficialmente à OAB-ES sobre a vacância do cargo. O processo para preenchimento da vaga foi aberto e contou com a inscrição de 23 advogados e advogadas.

Etapas

A formação da lista duodécima é a primeira etapa de um processo longo para o preenchimento da vaga de desembargador. Dessa vez, a primeira etapa será por votação direta, o que é uma novidade nesse pleito.

Em 2021, quando estava em jogo a vaga que foi do desembargador Álvaro Bourguignon (que se aposentou no início de 2020), a lista com os 12 nomes foi formada pelo Conselho da Seccional e só depois, na formação da lista sêxtupla, os advogados votaram.

Agora a ordem foi invertida. Advogados com inscrição ativa e com a anuidade em dia fazem a primeira peneira, escolhendo, em votação online, de um a 12 nomes, entre os 23 candidatos. Os 12 mais votados farão parte da lista que seguirá para a segunda etapa, onde será feito o crivo do Conselho da Seccional.

O Conselho, por sua vez, vai reduzir os nomes à metade, formando a lista sêxtupla que será encaminhada para o Tribunal de Justiça. Nessa terceira etapa, os desembargadores afunilam ainda mais e, em votação, escolhem três nomes.

Na quarta e última etapa, a lista tríplice é encaminhada para o governador do Estado, que escolhe e nomeia, entre os três nomes, quem irá ocupar a cadeira de desembargador.

Prazos e previsões

Como a votação é online, a previsão é que minutos após o encerramento – a votação vai até as 18 horas –, já se saiba quem fará parte da lista dos 12. Porém, não há previsão de quando será nomeado o novo desembargador do Tribunal de Justiça.

Em abril, numa entrevista concedida à coluna De Olho no Poder, o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, disse que num prazo de quatro meses entregaria a lista sêxtupla para o TJES.

O edital para a abertura do processo foi publicado no dia 12 de julho. Se for contar desta data, o prazo dado por Rizk para ele mesmo finalizar a parte da OAB se encerra ainda na primeira quinzena deste mês. Porém, ainda não foi definida a data da votação do Conselho que formará a lista sêxtupla.

Tribunal de Justiça: vaga de desembargador

Judicialização

A indefinição da data foi um dos motivos que fizeram com que um adversário de Rizk na disputa pelo comando da OAB-ES entrasse com um mandado de segurança na Justiça Federal para interromper o processo do Quinto Constitucional.

O advogado Neffa Junior alega que Rizk estaria sendo favorecido, na disputa pelo comando da Ordem, ao fazer com que duas eleições envolvendo os advogados (Quinto Constitucional e presidência da OAB-ES) aconteçam simultaneamente.

Ele pede que a data para a formação da lista sêxtupla por parte do Conselho da Seccional seja marcada para antes da eleição da Ordem, para um processo não contaminar o outro – até o fechamento da coluna, não havia resposta da Justiça ao pedido do advogado.

Independentemente da decisão judicial, os 23 candidatos estão com a campanha na rua e a todo vapor. Muitos rodaram o Estado pedindo votos e contam com padrinhos políticos na disputa.

Os 23 advogados que querem virar desembargador*:

O número à frente do nome dos candidatos corresponde ao número de “urna” para votação

SARAH MERÇON-VARGAS (11)

Advogada há 17 anos. Mestre e doutora em Direito pela USP. Professora da Fucape e da Ufes. Foi presidente de Comissão da OAB-ES e membro consultivo de Comissão da OAB Federal.

CARLA FREGONA (17)

Advogada há 31 anos. Mestre pela Universidade de Barcelona. Professora em cursos de pós-graduação na FDV, PUC Minas e Faculdade Unimed. Atuante em Direito Empresarial, Marítimo e Proteção de Dados.

DIEGO GUIMARÃES (18)

Advogado desde 2005, doutorando em Direitos e Garantias Fundamentais e mestre em Segurança Pública. Já participou de Comissões da OAB-ES e atua como revisor de periódicos científicos.

CRISTIANO MODESTO (23)

Advogado atuante no Sul do Estado. Mestre em Direito. Professor e coordenador de curso de Direito. Avaliador do MEC/INEP. Atuou como conselheiro da 2ª Subseção da OAB-ES e como procurador municipal.

CARLOS ALBERTO DE JESUS (29)

Advogado há mais de 34 anos e professor universitário há 15 anos. Pós-graduado em Civil, Processo Civil, Penal, Processo Penal e Financeiro. Membro da Comissão de Concurso para Provimento do Cargo de Escrivão de Pinheiros.

ROSEMARY DE PAULA (30)

Advogada atuante há mais de 25 anos, pós-graduada, especialista em Direito Cível, Trabalhista e Previdenciário. Escritora de livros e artigos, palestrante, atuante no sistema OAB, luta por equidade e paridade de gênero/raça.

ALEXANDRE PUPPIM (31)

Advogado há mais de 27 anos, casado e pai de dois filhos. Professor e mestre em Direito. Representa a OAB desde 2000 como conselheiro, diretor, no Tribunal de Ética, nas comissões e na Junta Comercial.

FLAVIA BRANDÃO (32)

Mestre pela UVV. Pós-graduada pela Ufes, Damásio e EPD. Atuou na OAB-ES como secretária-geral, vice-presidente, conselheira federal e como presidente de comissões. Autora de artigos publicados em livros jurídicos.

FABIANO CABRAL (24)

Advogado há 29 anos, sendo 26 anos de serviços voluntários ao sistema OAB. Especialista em Compliance e Integridade istrativa pela PUC/MG e em Ciências Penais e Segurança Pública.

JAILSON MENDES (25)

Advogado Criminalista. Bacharel em Direito pela FABAVI. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela rede DOCTUM. Bacharel em Teologia, pastor na Igreja Cristã Assembleia de Deus em Vila Velha/ES. Vice-presidente da Comissão de Dativos na Subseção da OAB em Vila Velha.

MARLILSON SUEIRO (26)

Possui mais de 42 anos de intensa atuação forense, sendo 31 dedicados à advocacia privada. Ex-diretor jurídico de empresa de grande porte, foi professor de Direito e conselheiro da OAB-ES.

PATRÍCIA ROMANO (27)

Tem 22 anos de advocacia, sócia fundadora da Advocacia Romano, especialista em Direito Constitucional, Educacional e Empresarial. Atuou na Comissão Especial de Direito à Educação pela OAB Nacional e em Comissões da OAB-ES.

VINICIUS PINHEIRO DE SANT’ANNA (28)

Advogado inscrito na OAB em 1994. Graduação e mestrado em Processo Civil pela Ufes, onde foi professor. MBA em Direito Tributário (FGV) e Pós em Direito Público. Mediador Judicial. Associado Fundador do IAC. Ex-diretor setorial da ESA/OAB-ES.

ADRIANO COUTINHO (19)

Advogado há 22 anos e professor. Ex-juiz eleitoral, membro efetivo do TRE-ES (Classe dos Juristas, nos biênios 2016/2018 e 2018/2020). Mestre em Direito Processual Civil pela Ufes. Formador da ENFAM. MBA em Gestão da Educação.

JOÃO DALLAPICCOLA SAMPAIO (20)

Formado pela Ufes, é advogado desde março de 1986, sendo veterano nesta disputa. Já atuou e atua em milhares de processos, abrangendo diversas áreas do Direito, e é especialista em Direitos Sociais.

ADRIANO PEDRA (21)

Advogado. Juiz do TRE-ES (classe da advocacia). Professor da FDV, graduou-se em Direito pela Ufes, mestre pela FDV, doutor pela PUC/SP e pós-doutor pela Universidade de Coimbra. Ex-membro de comissões da OAB-ES e representante da Ordem em concursos.

JASSON AMARAL (22)

Formado pela USP, mestre em Direito Público pela UERJ e especialista em Direito Tributário pela FGV. Lecionou em cursos de Direito e de Segurança Pública. Atuação na advocacia pública e privada. Foi procurador-geral do Estado (2021-2024).

LUCIA RORIZ (12)

Advogada há 34 anos, mestre, doutoranda e com diversas especializações acadêmicas. Atualmente é juíza eleitoral substituta do TRE-ES pela classe dos advogados.

ANDERSON PEDRA (13)

Advogado militante há mais de 23 anos com atuação, inclusive, em comissões da OAB. Doutor e pós-doutor em Direito. Professor, palestrante e autor. Eleito para a lista sêxtupla do Quinto Constitucional TJES/2021, foi procurador na Assembleia Legislativa.

LAURO COIMBRA (14)

Advogado há 22 anos, juiz do TRE-ES pela classe dos juristas (2020/2023), ex-conselheiro e ex-diretor geral da ESA-ES, professor universitário e com especialização em Direito Público, Gestão Pública, Governança e Compliance.

ERFEN RIBEIRO (15)

Graduado pela Ufes há 40 anos. Pós-graduado em Direito Processual Civil. Atua no direito público e privado. Conselheiro da OAB-ES (1995-2000). Ex-presidente da Comissão da Advocacia nos Tribunais Superiores.

VITO BENO VERVLOET (16)

Advogado. Mestre em Sociologia Política. Doutorando. Especializado em Direito Constitucional, istrativo, Civil e Processual Civil; e Gestão Pública Municipal, Governamental e Responsabilidade Fiscal.

AMÉRICO MIGNONE (10)

Advogado. Procurador Municipal. Autor de livros jurídicos. Mestre pela Ufes. Concorreu ao Prêmio Innovare-Advocacia. Eleito duas vezes para listas tríplices do TRE-ES. Eleito para lista duodécima do Quinto Constitucional do TJES em 2021.

* As informações e fotos dos candidatos foram fornecidas pela OAB-ES.

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.