Política

Congresso Nacional inicia sessão conjunta ainda sem discutir alteração de emendas

Congresso Nacional inicia sessão conjunta ainda sem discutir alteração de emendas Congresso Nacional inicia sessão conjunta ainda sem discutir alteração de emendas Congresso Nacional inicia sessão conjunta ainda sem discutir alteração de emendas Congresso Nacional inicia sessão conjunta ainda sem discutir alteração de emendas

O Congresso Nacional iniciou por volta das 12h desta quinta-feira, 29, sua sessão deliberativa, ainda sem discutir a proposta de novas regras para aplicação das emendas parlamentares. Por enquanto, os congressistas discutem um projeto de lei sobre crédito a atingidos pelas enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano.

A maior expectativa, porém, é sobre a concretização do acordo entre o Congresso, o governo federal e o Supremo Tribunal Federal em relação às regras para as emendas parlamentares.

Como mostrou o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo prepara uma minuta para apresentar a Lira, Pacheco e ministros do STF sobre o imbróglio das emendas parlamentares. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, na proposta a ser apresentada, um ponto de que o governo não deve abrir mão é o de estabelecer um limite para o crescimento anual das emendas.

A apresentação da minuta aos Poderes deve ser feita nesta quinta-feira. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o Advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, escalados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para representar o governo nas conversas sobre o assunto, devem ser os responsáveis pela exposição do texto aos representantes dos demais Poderes.