Política

Ausência de Hartung em inauguração do aeroporto levanta teorias

Sem nenhuma resposta oficial do governo, "indisposição" e "problema de ordem pessoal" foram citados por políticos que, surpresos, também não sabiam o real motivo do não comparecimento do governador na solenidade

Ausência de Hartung em inauguração do aeroporto levanta teorias Ausência de Hartung em inauguração do aeroporto levanta teorias Ausência de Hartung em inauguração do aeroporto levanta teorias Ausência de Hartung em inauguração do aeroporto levanta teorias
Ausência de Hartung em inauguração do aeroporto levanta teorias

Maior autoridade política do Estado, o governador Paulo Hartung (MDB) não compareceu a cerimônia de inauguração do novo aeroporto de Vitória durante a manhã desta quinta-feira (29). A ausência foi sentida por todos os presentes durante a composição da bancada onde ficaria as lideranças, próximo ao palco.

O motivo da real ausência de Hartung, substituído pelo vice-governador César Colnago (PSDB) durante todo o evento, não foi informado por nenhum membro de sua equipe, que estava em peso na inauguração. Assessores, secretários de governo, e até mesmo aliados políticos não conseguiram chegar a uma definição sobre o “sumiço” do governador.

Representante oficial do governo na solenidade, o vice-governador Cesar Colnago sentou-se exatamente ao lado de Temer durante a cerimônia

Uma das principais adversárias políticas de Hartung e nome mais citado pelos ministros presentes como a responsável pelo término das obras, a senadora Rose de Freitas (MDB) disse que só ficou sabendo da ausência do governador no próprio evento.

Leia também: Em Vitória, Temer evita jornalistas e não comenta prisão de amigos em operação da PF

“Eu fui tomada de surpresa com a ausência de Hartung. Me aram que ele estava com uma indisposição e, por isso, não estaria presente. Eu respeito essas coisas que acontecem com todo mundo”, disse.

A provável razão

Nos bastidores políticos, o comentário mais ouvido é que a prisão do empresário José Yunes, amigo e ex-assessor do presidente, foi o fator preponderante para o não comparecimento de Hartung, que não desejaria aparecer próximo ao presidente no momento de mais um escândalo. Representante oficial do governo na solenidade, Colnago sentou-se exatamente ao lado de Temer.

O deputado federal Evair de Melo (PV) preferiu não entrar no mérito das confabulações e apostou em um problema pessoal para a ausência.

“Não tenho a informação, mas o governador deve ter tido algum problema de ordem pessoal. Não me a pela cabeça que o não comparecimento tenha sido uma questão política. Não me a pela cabeça que por questão política ele estaria aqui”.

O senador Ricardo Ferraço (PSDB) também classificou como “sentida” a ausência de Hartung, mas não quis se prolongar. Adversário político do governador, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), foi questionado sobre o assunto, mas se esquivou.