Geral

Voluntários participarão de mutirão de limpeza no Morro do Moreno neste sábado

Ação, que terá início às 7 horas, pretende realizar a limpeza das trilhas, retirada de pichações e conscientização da preservação do meio ambiente

Voluntários participarão de mutirão de limpeza no Morro do Moreno neste sábado Voluntários participarão de mutirão de limpeza no Morro do Moreno neste sábado Voluntários participarão de mutirão de limpeza no Morro do Moreno neste sábado Voluntários participarão de mutirão de limpeza no Morro do Moreno neste sábado
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um mutirão de limpeza será realizado no Morro do Moreno, em Vila Velha, neste sábado (16), a partir das 7 horas. A ação irá compreender a limpeza das trilhas, retirada de pichações e conscientização da preservação do meio ambiente.

O Dia da Montanha Limpa é uma ação de conservação de montanhas realizada simultaneamente em diversos locais da América Latina. No Brasil, a co-organizadora é a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, através de seu Programa Adote uma Montanha. No Espírito Santo, o Morro do Moreno é a montanha incluída no projeto pela Associação Capixaba de Escalada (ACE) desde 2005.

A ACE convida a todos aqueles que frequentam o Morro do Moreno e outros ambientes de montanha para participar do Dia da Montanha Limpa. “Nos ajude a manter a nossa montanha limpa, afinal é sempre mais agradável caminhar em uma trilha sem qualquer tipo de lixo”, conclui a conselheira da ACE, Lucia Conrado.

Alguns representantes da associação realizaram, no último fim de semana, uma visita técnica no Morro do Moreno para identificar a situação das trilhas, no que se refere à segurança e limpeza, bem como o o ao local, para distribuir as equipes no Dia da Montanha Limpa. “Esta ação só é possível por meio da união de parceiros com a missão de manter o ambiente saudável e limpo para nós e para as futuras gerações”, informou Lucia.

Pichação

A pessoa que picha ou grafita comete um crime ambiental, desde 1998, segundo a lei federal 9.605. No caso de pedras, classificadas como monumentos, a pena é pior: seis meses a um ano de prisão, além de multa. A Polícia Militar Ambiental recebe denúncias pelos telefones 3336-4515 ou 190.

Área de Preservação

De acordo com o Plano Diretor Municipal (PDM), 90% do Morro do Moreno é Zona de Especial Interesse Ambiental (Zeia) e 10% Zona de Proteção Ambiental e Cultural (ZPAC2). Com uma área de 580.647,98 m², o morro apresenta fauna diversificada, remanescentes de Mata Atlântica e vegetação rupestre.