Geral

Tartarugas marinhas são encontradas mortas em rede de pesca em Vitória

Somente em 2017, com as ações da tarde desta última quinta (25) e madrugada desta sexta (26), já são cinco apreensões de rede e farto material de pesca ilegal

Tartarugas marinhas são encontradas mortas em rede de pesca em Vitória Tartarugas marinhas são encontradas mortas em rede de pesca em Vitória Tartarugas marinhas são encontradas mortas em rede de pesca em Vitória Tartarugas marinhas são encontradas mortas em rede de pesca em Vitória
Os animais estavam presas em três redes de espera abandonadas na orla da Praia de Camburi Foto: Divulgação Semmam

Nove tartarugas pequenas foram encontradas mortas durante uma fiscalização de rotina realizada por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Vitória (Semmam) na tarde da última quinta-feira (25). Os animais estavam presas em três redes de espera abandonadas na orla da Praia de Camburi.

Na madrugada desta sexta-feira (26), dando continuidade à ação, os fiscais, acompanhados de agentes da Polícia Federal, fizeram várias investidas em todo o litoral da cidade de Vitória com abordagens em embarcações e apreenderam uma rede de espera e outra de arrasto, além de vários utensílios de pesca predatória. Os pescados que estavam nas redes foram devolvidos ao mar. Nas duas ações, ninguém foi preso.

A ação da tarde foi acompanhada pelo coordenador de Monitoramento Costeiro e Ecossistemas, Paulo Pinheiro Rodrigues, e a da noite e madrugada, que contou com o apoio de agentes federais, foi coordenada pelo fiscal Daniel Angelo, da Gerência de Fiscalização da Semmam.

Combate à pesca predatória

As ações preventivas do Grupo Especial de Combate à Pesca Ilegal (Gecopi) estão apresentando resultados positivos. Somente em 2017, com as ações da tarde desta última quinta (25) e madrugada desta sexta (26), já são cinco apreensões de rede e farto material de pesca ilegal.

As ações intensificadas de fiscalização, que acontecem em dias e horários alternados e em vários pontos de Vitória, fazem parte de um trabalho de combate à pesca predatória em toda a orla. “Esse é o nosso compromisso da atual gestão em defesa do meio ambiente e no combate à pesca predatória em nosso litoral. Defender a nossa flora, fauna e o nosso meio ambiente é a nossa maior missão”, destacou o secretário de Meio Ambiente, e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouian.