Geral

Sala de gerador em hospitais deve resistir 2h ao fogo, prevê Anvisa

O fogo no Hospital Badim, no Rio, teve origem em um curto-circuito em um gerador da unidade e causou 11 mortes

Sala de gerador em hospitais deve resistir 2h ao fogo, prevê Anvisa Sala de gerador em hospitais deve resistir 2h ao fogo, prevê Anvisa Sala de gerador em hospitais deve resistir 2h ao fogo, prevê Anvisa Sala de gerador em hospitais deve resistir 2h ao fogo, prevê Anvisa
Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

A área de um hospital onde ficam os geradores deve ter estrutura que a isole das outras alas do edifício em caso de incêndio e que resista ao fogo e à fumaça por duas horas. Isso é o que estabelece regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre segurança em edificações de estabelecimentos de saúde. O fogo no Hospital Badim, no Rio, teve origem em um curto-circuito em um gerador da unidade e causou 11 mortes.

Segundo a norma da Anvisa, os prédios dos hospitais devem ser divididos em compartimentos, ou seja, setores preparados para tolerar o incêndio sem que ele se expanda para o restante do prédio. “Os compartimentos são como caixas de sapato pelas quais o fogo, a fumaça e a temperatura não am num determinado período de tempo”, explica Marcos Kahn, engenheiro especialista em segurança contra incêndio e diretor istrativo da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH).

“A ideia da compartimentação é isolar o incêndio para que você possa continuar a retirar o pessoal em segurança. Não sei se o gerador do Hospital Badim estava compartimentado. Se estava, não tinha porque o incêndio sair daquela área em um período de tempo tão pequeno”, diz o especialista.

Além da compartimentação, os hospitais são orientados a possuir outros itens de combate a incêndio, como chuveiros automáticos (sprinklers), detecção e alarme de incêndio e uma brigada de incêndio treinada. Procurada para comentar sobre a estrutura anti-incêndio do hospital, a assessoria de imprensa do Badim ainda não se manifestou.