Após realizar um levantamento para mapear, por escola, quantos estudantes ainda não possuem documentos de identidade com foto, a Secretaria Estadual de Educação descobriu que 15% – 12 mil alunos do Ensino Médio da rede pública estadual – não poderiam participar de provas e seleções como o Enem e o Sisu, e outras atividades, como os programas Intercâmbio e o Nossa Bolsa, devido a falta do registro.
Para mudar esse quadro, a Sedu criou, em parceria com a Polícia Civil Estadual, o projeto Identidade Jovem, que irá otimizar o processo de emissão de identidade dos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das 287 escolas públicas estaduais.
“Essa parceria é em favor dos nossos estudantes. Queremos que todos exerçam a cidadania neste e nos próximos anos. A carteira de identidade é essencial para que os jovens ingressem na universidade, participem de programas e conquistem uma vaga no mercado de trabalho”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
Com o projeto, técnicos das 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE) irão atender as 287 escolas públicas estaduais de Ensino Médio, priorizando aquelas com maior número de alunos sem documentação.
De acordo com a chefe da Polícia Civil do ES, delegada Gracimeire Gaviorno, “não é tarefa simples a confecção da carteira de identidade. Para tornar o ser humano individualizado ele precisa ser classificado pelas digitais, que o caracteriza como indivíduo para a sociedade. Essa parceria é um o importante, pois uma parcela significativa dessas pessoas, que não estão classificadas, estão dentro das escolas”.
Os técnicos da Sedu já aram por um treinamento na sede da Polícia Civil, nesta semana, e após o curso retornarão para suas Superintendências para iniciar a semana de mobilização nas escolas.
Para que seja emitida a carteira de identidade os pais/estudantes devem providenciar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada); Uma foto 3×4 recente, com fundo branco e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone do pai e/ou responsável).
A documentação deverá ser entregue, na secretaria escolar, em um envelope, contendo nome completo do aluno, nome da escola, série do estudante e telefone para contato.