Geral

Morre paciente que recebeu primeiro transplante de rim de porco

Richard Slayman, o primeiro paciente a receber um rim de porco geneticamente modificado, faleceu neste sábado (11) nos Estados Unidos, dois meses após a cirurgia

Morre paciente que recebeu primeiro transplante de rim de porco Morre paciente que recebeu primeiro transplante de rim de porco Morre paciente que recebeu primeiro transplante de rim de porco Morre paciente que recebeu primeiro transplante de rim de porco
Foto: Reprodução / Divulgação

O anúncio do óbito foi feito pelo hospital onde ocorreu o procedimento, além da confirmação pela família do paciente. Aos 62 anos, Richard sofria de doença renal em estágio avançado quando submeteu-se ao transplante em 16 de março no Hospital Geral de Massachusetts, com participação de um médico brasileiro.

LEIA MAIS: Outback tem perdas e cogita venda de filial no Brasil; entenda o que aconteceu

Apesar da expectativa de que o rim de porco durasse pelo menos dois anos, não há evidências de que a morte de Richard esteja diretamente relacionada ao transplante, conforme comunicado emitido pelo hospital. Após a cirurgia, Richard expressou sua alegria por finalmente realizar um desejo há anos esperado. Sendo o primeiro humano a receber um rim de porco vivo, ele compartilhou sua felicidade em uma publicação.

Enquanto o transplante temporário de órgãos de porcos já havia sido realizado em doadores em morte cerebral, Richard foi o primeiro a receber um órgão de porco em vida. No entanto, outros dois pacientes que receberam transplantes de coração de porcos acabaram falecendo meses após os procedimentos.

A família de Richard agradeceu aos médicos envolvidos na cirurgia, destacando os esforços em proporcionar mais sete semanas com ele. Richard, que sofria também de diabetes tipo 2 e hipertensão, estava em diálise há sete anos devido à sua doença renal em estágio avançado.

Após complicações na diálise, os médicos sugeriram o transplante de rim de porco, sendo uma alternativa diante da falha do rim transplantado em 2018. As lembranças feitas durante o tempo após o transplante permanecerão vivas nas mentes e corações da família de Richard, que celebra o alcance desse objetivo, mantendo sua esperança e otimismo para sempre.

LEIA TAMBÉM: Cármen Lúcia e Nunes Marques assumem presidência e vice do TSE