Geral

Governo Lula decide expulsar embaixadora da Nicarágua no Brasil

O Itamaraty se valeu do princípio da reciprocidade depois de a ditadura de Daniel Ortega ordenar que o embaixador brasileiro Breno Souza da Costa deixasse o país.

Governo Lula decide expulsar embaixadora da Nicarágua no Brasil Governo Lula decide expulsar embaixadora da Nicarágua no Brasil Governo Lula decide expulsar embaixadora da Nicarágua no Brasil Governo Lula decide expulsar embaixadora da Nicarágua no Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O governo Luiz Inácio Lula da Silva decidiu expulsar nesta quinta-feira, 8, a embaixadora da Nicarágua no Brasil Fulvia Patricia Castro Matu. 

O Itamaraty se valeu do princípio da reciprocidade depois de a ditadura de Daniel Ortega ordenar que o embaixador brasileiro Breno Souza da Costa deixasse o país.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Fontes do Itamaraty disseram que ele deve sair da Nicarágua ainda hoje. O gesto da ditadura Ortega foi revelado inicialmente pelo portal local Divergentes e confirmado pelo Estadão

A ordem foi uma retaliação pela ausência do ditador na celebração dos 45 anos da Revolução Sandinista.

Ao ser notificado sobre a queixa, o governo brasileiro chegou à pedir à Nicarágua que ponderasse, mas ficou sem resposta. 

LEIA TAMBÉM: Zoólogo famoso é condenado por abusar sexualmente dezenas de cães

A expulsão dos embaixadores é uma gesto grave em linguagem diplomática e marca o distanciamento entre Lula e Ortega.

O presidente brasileiro tem relação de longa data com o ditador, que ficou tensionada pela perseguição a padres e bispos na Nicarágua.