Geral

Fotógrafo lança livro sobre riqueza e cuidados com a restinga em Vitória; veja fotos!

Livro de Leonardo Merçon, fundador do Instituto Últimos Refúgios, fala da importância da conservação ambiental e transporta o leitor para o ecossistema de restinga

Foto: Leonardo Merçon

O fotógrafo Leonardo Merçon, fundador e diretor voluntário do Instituto Últimos Refúgios, ONG ambientalista sem fins lucrativos, lançou o livro “Vitória da Restinga: Vida no litoral da Capital do Espírito Santo”. O projeto destaca a riqueza natural e a importância da conservação ambiental deste ecossistema da Capital.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O livro lançado pelo ambientalista e fotógrafo é resultado de um esforço conjunto para sensibilizar a população sobre a beleza e a importância da restinga de Vitória. 

A publicação apresenta não apenas belas imagens, mas também textos informativos que exploram a biodiversidade e a cultura da região que abrange as praias de Vitória e suas restingas, em especial a Praia de Camburi

“Este projeto bilíngue (português e inglês) busca promover a sensibilização da população local e fortalecer o senso de pertencimento e responsabilidade socioambiental da sociedade civil, poder público, empresas privadas, grupos esportistas, empreendedores e turistas”, destacou Merçon.

Ao olharmos para as fotos do livro, somos transportados para dentro desse ecossistema. A restinga “esconde” uma biodiversidade incrível, repleta de animais, plantas e paisagens fascinantes. Segundo Merçon, é como se os registros deste projeto abrissem uma janela para um mundo que muitas vezes ignoramos.

Confira abaixo algumas fotos do livro “Vitória da Restinga”:

Vitória da Reestinga
Leonardo Merçon
Vitória da Reestinga
Leonardo Merçon
Vitória da Reestinga
Leonardo Merçon
Vitória da Reestinga
Leonardo Merçon
Vitória da Reestinga
Leonardo Merçon
Vitória da Reestinga
Leonardo Merçon

LEIA TAMBÉM: Vitória quer novo centro de eventos e terá abrigo infantil inédito no Brasil; “Cidade é exemplo”, diz Pazolini

O projeto “Vitória da Restinga” nos lembra da responsabilidade que temos de preservar esse ambiente tão valioso. Nos faz olhar para a restinga de uma forma ainda mais cuidadosa.

O livro, realizado pelo Instituto Últimos Refúgios, através do Projeto Vitória da Restinga, é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e tem parceria da Grafitusa e Prefeitura de Vitória. 

A iniciativa almeja utilizar as plataformas culturais para apresentar à sociedade informações referentes à restinga de Vitória, abordando suas características naturais, sociais e culturais, bem como as ameaças para a conservação e iniciativas para revitalização do ecossistema.

LEIA TAMBÉM: Radares da Rodovia das eiras estão sendo reinstalados, diz DER

Quem é o fotógrafo Leonardo Merçon

Engajado na causa ambiental, Merçon estreia, em breve, a coluna Natureza e Cultura por Últimos Refúgios, no jornal online Folha Vitória, espaço onde compartilhará com os leitores experiências ao fotografar a fauna e flora do Espírito Santo.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Fotógrafo de natureza e documentarista desde 2004, Leonardo Merçon é focado na proteção da natureza, com formação em Design Gráfico pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele estudou fotografia voltada para publicações na Academia de Mídias e Artes, na Alemanha. 

Merçon acredita e trabalha em atividades de sensibilização ambiental (em especial com crianças) e fomento do turismo relacionado à natureza. 

O fotógrafo também tem dezenas de livros impressos e documentários em vídeo publicados. Realiza trabalhos ajudando a contar histórias por meio de imagens em mídias nacionais e internacionais, como a BBC de Londres e National Geographic Brasil, dentre outras.


Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues *

Estagiário

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória