
Uma cratera se abriu na ES-185, em Iúna, na região do Caparaó do Espírito Santo na última sexta-feira (10). A previsão é que a restauração da pista demore de 60 a 90 dias para ser concluída.
Assista ao vídeo:
Por causa do estrago, apenas veículos de eio têm autorização e capacidade para ar pelo local que, até a próxima segunda-feira (13), deve ser totalmente interditado.
“O fluxo de automóveis pequenos tem sido tão grande que a pista está desmoronando novamente dos dois lados. Então, daqui a pouco, não vai ter segurança mais para os veículos arem. Vamos ter que interditar todo o local”, explica o secretário de Meio Ambiente e Limpeza Pública da cidade, Manoel Arcangelo.
Para as pessoas que precisam utilizar ônibus na cidade, a realidade é ainda mais complicada.
“No momento, estamos só com meia pista. Então só am os veículos de eio. As linhas de ônibus que atendem Iúna têm feito baldeações”, diz Arcangelo.
Nesse caso, os ageiros dos ônibus precisam descer do veículo e atravessar o trecho da rodovia a pé.
Já caminhões e carretas têm mudado a rota e ado pelo município de Irupi, visto que os desvios disponíveis em Iúna cortam estradas rurais, que não têm capacidade para grandes veículos.
Apesar dos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingem todo o Estado do Espírito Santo desde o início deste ano, a Defesa Civil de Iúna informa que não há desalojados ou desabrigados no município.