Geral

Cachoeirenses podem indicar até quarenta pessoas para a condução da Tocha Olímpica

O prazo para indicação de pessoas para o revezamento vai até o dia 15 de outubro. Pelo menos 40 devem ser selecionadas para conduzir a chama olímpica. Cada uma percorrerá cerca de 200 metros

Cachoeiro será a primeira cidade capixaba a participar do revezamento. Foto: Divulgação

Os moradores de Cachoeiro podem ajudar na escolha das pessoas que vão carregar a tocha olímpica Rio 2016 pelas ruas do município, selecionado para receber o símbolo dos Jogos em maio do ano que vem. O prazo para indicar quem deve participar do revezamento vai até o próximo dia 15.

As sugestões devem ser feitas no site da competição (www.rio2016.com/revezamento-da-tocha). Os candidatos precisam ser maiores de 12 anos e ter forte relação com a cidade.

“Os patrocinadores do evento, responsáveis por selecionar os condutores da tocha entre os indicados, buscam pessoas com histórias inspiradoras, que tenham envolvimento com a cidade, que sejam reconhecidas como importantes para as regiões onde vivem. É importante que a população participe ativamente sugerindo nomes de quem deve representar Cachoeiro nesse momento histórico”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, coordenador da equipe local de força-tarefa do revezamento, criada na semana ada pelo prefeito Carlos Casteglione.

Pelo menos 40 pessoas devem ser selecionadas para conduzir a chama olímpica. Cada uma percorrerá cerca de 200 metros, num percurso que começa na Ponte do Arco, segue pelo bairro Baiminas, a pelo Centro (ruas 25 de Março, Capitão Deslandes, Pedro Dias), Avenida Beira Rio, Rua Bernardo Horta e termina no largo do Museu Ferroviário (antiga Estação), onde será realizado um show com artista conhecido nacionalmente, a ser definido pela organização.

Cachoeiro será a primeira cidade capixaba a participar do revezamento. A previsão é de que a tocha chegue ao município em 16 de maio. “A nossa meta é trazer às ruas, para assistir à agem da tocha, pelo menos 20 mil pessoas”, afirma Ricardo Coelho.

Meses antes do início dos Jogos no Brasil, em abril de 2016, a tocha olímpica será acesa na cidade grega de Olímpia, conforme a tradição milenar dos Jogos Olímpicos. Após um rápido trajeto pela Grécia, a chama virá de avião para o Brasil, onde desembarca no dia 27 de abril. E em 3 de maio de 2016, terá início, em Brasília, o revezamento da tocha pelo País.

O revezamento durará 90 dias, culminando com o acendimento da pira no estádio do Maracanã, no dia 5 de agosto. No total, cerca de 500 municípios, de 26 estados, além do Distrito Federal, estarão envolvidas na agem da tocha. Cerca de 300 cidades receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à agem do comboio com a chama exposta.