Geral

Após morte de criança, especialistas alertam para riscos de acidentes com luzes de Natal

Recentemente, uma menina de 8 anos morreu eletrocutada, em Goiás, depois de encostar em um poste com decoração natalina

Após morte de criança, especialistas alertam para riscos de acidentes com luzes de Natal Após morte de criança, especialistas alertam para riscos de acidentes com luzes de Natal Após morte de criança, especialistas alertam para riscos de acidentes com luzes de Natal Após morte de criança, especialistas alertam para riscos de acidentes com luzes de Natal
Foto: pexels

Com a chegada do Natal, é comum ver diversos lugares iluminados e cheios de enfeites para a época natalina. Várias fachadas de casas e nos bairros são decoradas com os famosos pisca-piscas, e dentro dos lares não é diferente. A árvore de Natal é sempre um dos destaques da decoração. Mas o que é para ser um momento de festa e confraternização pode acabar em tragédia, sobretudo se as luzes que serviram de enfeite estiverem velhas ou mal isoladas.

Júlia Franco, de 8 anos, morreu eletrocutada depois de encostar em um poste que estava enfeitado para o Natal. A criança eava com os pais em uma praça na cidade de Caldas Novas, em Goiás, justamente para ver a decoração natalina. Um dos fios da instalação estava exposto, e acabou energizando os postes do circuito ocasionando a morte da menina.

Segundo o engenheiro elétrico João Carlos Lima, o risco de acidentes elétricos deste tipo não existe apenas em lugares públicos. De acordo com o especialista, luzes como pisca-piscas não devem ser reutilizadas de um ano para o outro.

“Quando esses fios ficam expostos ao tempo, vão ressecando e perdendo a isolação. Depois de ligados podem ocasionar um curto circuito ou até mesmo um incêndio. Não devem ser guardados, mas se a pessoa guardar, é preciso fazer uma revisão antes de usar”, explica Lima.

O engenheiro também alerta para o perigo de emendar fios na hora de montar a iluminação de Natal. O recomendado é usar conectores elétricos especiais que fazem uma conexão segura, impedindo que os fios se soltem e encostem em uma área úmida ou em algo metálico.

Evitar que essas luzes sejam instaladas em portões, grades metálicas e locais que são atingidos diretamente pela chuva também é importante. Uma alternativa segura na hora de pensar a decoração natalina são as luzes de led, que não permitem a fuga da corrente elétrica por serem emborrachadas. “Elas funcionam com um valor muito pequeno de tensão elétrica, que não é suficiente para provocar um acidente que leve à morte. E também tem a questão do gasto de energia, que é muito menor”, explica Lima.

Não toque!

A recomendação do engenheiro em shoppings centers, parques e praças públicas, é irar a decoração natalina, mas sem tocá-la. Isso porque nada garante que a empresa contratada para fazer a instalação tenha feito uma inspeção completa do material elétrico utilizado.

“Quando a a fiação no entorno de postes, a empresa tem que tomar uma série de cuidados, mas muitas vezes elas utilizam materiais antigos e não fazem a revisão da fiação”, afirma Lima.

“Se o poste é de madeira, por exemplo, ele é isolado. Mas, se a pessoa está tocando o chão com uma sandália molhada, ou com detalhes metálicos no corpo, por exemplo, ela pode conduzir a eletricidade porque facilita a fuga da corrente do poste para a terra”.

*Com informações do Portal R7