Vírus

Trojan escondido em jogos "gratuitos" mineram cripto

Trojanque usa jogos piratas infectados já foi visto também na Alemanha, Cazaquistão e Rússia

Trojan escondido em jogos “gratuitos” mineram cripto Trojan escondido em jogos “gratuitos” mineram cripto Trojan escondido em jogos “gratuitos” mineram cripto Trojan escondido em jogos “gratuitos” mineram cripto
Trojan escondido em jogos "gratuitos" mineram cripto

Não é de hoje que baixar jogos “gratuitos” na internet pode ser um vetor de risco para ameaças digitais trazendo trojans e malwares.

Nessa nova fraude, os criminosos utilizam jogos populares como BeamNG.drive, Garry’s Mod, Dyson Sphere Program, Universe Sandbox e Plutocracy, e criam versões falsas “gratuitas”, infectadas com trojans, que na verdade instala mineradores de criptomoedas como o Monero.

LEIA TAMBÉM: Tibia: O Monge brilha nos testes iniciais

Essas versões infectadas podem ser baixadas em sites de Torrent e tem como objetivo enganar desavisados.

Quando baixado e instalado o suposto jogo, o trojan se instala sem que a vítima perceba. Esse malware começa a usar o poder do computador para minerar criptomoedas em segundo plano, sem qualquer consentimento. Como resultado, o computador fica mais lento, a conta de luz mais cara e os criminosos faturam mais dinheiro.

Ainda não se sabe ao certo por que o Brasil é um dos principais alvos desse golpe, junto com Alemanha, Cazaquistão e Rússia. Uma das hipóteses é que os criminosos estão aproveitando a popularidade dos jogos para PC no país e a cultura de baixar jogos “gratuitos” de fontes não oficiais.

LEIA TAMBÉM: As 30 heroínas que mudaram a história dos games

“Os cibercriminosos exploram a vigilância reduzida dos usuários e a ânsia de obter jogos gratuitos. Para rodar jogos modernos, você normalmente precisa de um PC com muito poder de processamento. Atacar especificamente os jogadores com um implante do minerador é explicado pelo fato de que os invasores podem obter o a máquinas com alto poder de processamento, além terem sido usadas uma cadeia de execução e técnicas sofisticadas, dificultando a detecção e o rastreamento da campanha”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Para se proteger desse tipo de golpe, a Kaspersky recomenda:

  • Desconfie de jogos “gratuitos” de fontes não oficiais: A melhor forma de se proteger é evitar baixar jogos de sites de torrent ou outras fontes não confiáveis. Compre seus jogos de lojas oficiais, como Steam, GOG ou Epic Games Store.
  • Verifique a reputação do site: Se insistir em baixar jogos de sites de torrent, pesquise sobre a reputação do site antes. Veja se outras pessoas confiam nele e se há relatos de vírus ou outros problemas.
  • Leia os comentários e avaliações: Veja o que outras pessoas estão falando sobre o jogo antes de baixá-lo. Se houver muitos comentários negativos ou alertas sobre vírus, fuja!
  • Mantenha seu antivírus atualizado: Um bom antivírus pode detectar e bloquear o vírus antes que ele infecte seu computador. Certifique-se de que seu antivírus está sempre atualizado, seja para usuários ou empresas.
  • Monitore o desempenho do seu computador: Se você notar que seu computador está mais lento do que o normal ou que sua conta de luz aumentou repentinamente, pode ser que ele esteja infectado com um criptominerador.
Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.