Esportes

Seleção masculina de Rugby Sevens revela que não jogará repescagem para Olimpíada

Seleção masculina de Rugby Sevens revela que não jogará repescagem para Olimpíada Seleção masculina de Rugby Sevens revela que não jogará repescagem para Olimpíada Seleção masculina de Rugby Sevens revela que não jogará repescagem para Olimpíada Seleção masculina de Rugby Sevens revela que não jogará repescagem para Olimpíada

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) anunciou nesta segunda-feira, em seu site e nas redes sociais, que não enviará a seleção brasileira masculina de Sevens (Tupis) para a disputa da Repescagem Mundial para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, que ocorrerá entre os dias 19 e 20 de junho, em Montecarlo, no Principado de Mônaco.

A decisão ocorre pela proximidade de datas entre a repescagem e a reta final de preparação para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby XV, que será disputada em junho e julho, em local a definir. A convocação de atletas para a disputa pela vaga olímpica reduziria sensivelmente o período de treinamento dos Tupis visando a vaga na Copa do Mundo.

A pandemia de covid-19 no Brasil também influenciou na decisão. Por conta dos protocolos sanitários, atletas que atualmente não treinam pela seleção e que poderiam compor o elenco de Sevens, estão sem disputar partidas oficiais há meses. Este fato trouxe preocupação ao departamento médico da CBRu pela possibilidade de lesionar atletas expostos a cargas excessivas sem a preparação adequada.

Também causou preocupação que atletas de fora da bolha, incorporados ao elenco na Repescagem Mundial, pudessem trazer a contaminação da covid-19 ao grupo que disputará da vaga na Copa do Mundo.

A decisão de abdicar da Repescagem Mundial para os Jogos de Tóquio-2020, que foram adiados em um ano por causa da pandemia do novo coronavírus, foi tomada de forma conjunta com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).