Economia

Segurados vítimas de fraude podem pedir reembolso em dobro

Fraude mira pelo menos 30 associações e sindicatos sob suspeita de se apropriarem de valores sem expressa autorização

Segurados vítimas de fraude podem pedir reembolso em dobro Segurados vítimas de fraude podem pedir reembolso em dobro Segurados vítimas de fraude podem pedir reembolso em dobro Segurados vítimas de fraude podem pedir reembolso em dobro
Aplicativo meu inss
Os pensionistas e aposentados podem pedir danos morais. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do INSS que foram vítimas de fraudes têm direito a restituição em dobro dos valores descontados indevidamente e podem pedir indenização por danos morais na Justiça. A fala é do advogado Gabriel de Britto Silva, especializado em direito do consumidor.

De acordo com ele, as entidades associativas e o próprio INSS podem receber ações judicialmente. “Ambos são responsáveis pelos descontos fraudulentos, ante a responsabilidade objetiva, ou seja, independente de culpa”, disse Silva.

LEIA TAMBÉM:

A fraude investigada pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União mira pelo menos 30 associações e sindicatos sob suspeita de se apropriarem de valores sem expressa autorização, movimentando R$ 6,3 bilhões.

Assim, o advogado orienta as vítimas a buscar o juizado federal mais próximo de sua moradia e explica que não é preciso pagar custas judiciais. “O INSS e a entidade beneficiária é que devem provar que o aposentado contratou o empréstimo ou o serviço e se beneficiou com ele. Basta o aposentado relatar a fraude e que desconhece aquela relação jurídica”, afirmou Silva.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.