Economia

MDIC espera que decisão sobre cotas para itens da siderurgia entre em vigor em cerca de 30 dias

MDIC espera que decisão sobre cotas para itens da siderurgia entre em vigor em cerca de 30 dias MDIC espera que decisão sobre cotas para itens da siderurgia entre em vigor em cerca de 30 dias MDIC espera que decisão sobre cotas para itens da siderurgia entre em vigor em cerca de 30 dias MDIC espera que decisão sobre cotas para itens da siderurgia entre em vigor em cerca de 30 dias

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) informou nesta terça-feira, 23, que espera que a medida de criação de cotas de importação para 11 NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) do aço entre em vigor dentro de aproximadamente 30 dias. A pasta destacou que a decisão ainda terá de ser apresentada e analisada pelos parceiros do Mercosul, antes da publicação no Diário Oficial da União (DOU).

O processo envolve ainda ajustes junto à Receita Federal, bem como publicação de portaria regulamentando as cotas, disse o MDIC.

A decisão tomada nesta terça-feira pelo governo foi antecipada pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Se a importação desses produtos específicos ficar dentro da cota, as alíquotas em vigor são mantidas. Se extrapolar, a taxa de importação vai a 25%, por prazo determinado.

“O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) deliberou nesta terça-feira (23/4) elevar para 25% o imposto de importação de 11 NCMs de aço e estabelecer cotas de volume de importação para esses produtos – de maneira que a tarifa só sofrerá aumento quando as cotas forem ultraadas”, confirmou mais cedo o MDIC.