Economia

ES Gás inicia obras para expandir em 20 km rede de gás natural em Vila Velha

Entre vantagens do gás natural, segundo ES Gás, estão tarifa regulada, bom rendimento energético e combustão mais limpa

Projeto faz parte do plano de crescimento da companhia. Foto: Divulgação/ES Gás
Projeto faz parte do plano de crescimento da companhia. Foto: Divulgação/ES Gás

A ES Gás, distribuidora de gás natural e biometano canalizados do Espírito Santo, iniciou nesta semana as obras de expansão da rede de distribuição em Vila Velha. A previsão é que, ao longo de 2025, o município receba quase 20 quilômetros de novas tubulações, com a ligação de aproximadamente 5 mil novos clientes.

De acordo com a empresa, o projeto faz parte do plano de crescimento da companhia e da democratização do o à matriz energética mais limpa e segura no Estado.

LEIA TAMBÉM:

A ES Gás tem atuado pela democratização e diversificação energética do Espírito Santo, ofertando à população capixaba um energético mais limpo e seguro, com fornecimento confiável e de qualidade. Vila Velha desempenha um papel fundamental nesse processo, por sua presença industrial e pelo acelerado crescimento urbano. Raphael Pereira, diretor técnico comercial da ES Gás.

Gás natural

Entre as vantagens do gás natural, segundo a ES Gás, estão a tarifa regulada, o bom rendimento energético e a combustão mais limpa, com menor emissão de gases de efeito estufa em comparação com combustíveis tradicionais.

Assim, o fornecimento canalizado também oferece mais segurança, por evitar o manuseio de botijões ou combustíveis líquidos.

Tecnologia

As obras da ES Gás utilizam a perfuração direcional, também chamada de método não destrutivo. Ou seja, uma técnica que permite a instalação de tubulações subterrâneas sem a necessidade de valas abertas ao longo de todo o trajeto.

O processo começa com um mapeamento detalhado do subsolo. Depois, segue com a perfuração controlada por sensores, o que permite reduzir impactos ao trânsito, à população e ao meio ambiente. Assim, após a instalação dos dutos, a empresa realiza a recomposição da via com pavimentação permanente.

Obras

As obras contam com sinalização adequada, licenciamento da Prefeitura de Vila Velha. Além disso, são conduzidas conforme as normas estabelecidas pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP).

Moradores e empresas interessados em solicitar ligação de gás natural canalizado podem entrar em contato com a ES Gás pelos canais de atendimento: