Feicon 2025 reflete otimismo da Construção Civil Feicon 2025 reflete otimismo da Construção Civil Feicon 2025 reflete otimismo da Construção Civil Feicon 2025 reflete otimismo da Construção Civil
Feicon acontece no pavilhão do São Paulo Expo, entre 8 e 11 de abril. Foto divulgação.
Feicon acontece no pavilhão do São Paulo Expo, entre 8 e 11 de abril. Foto divulgação.

De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), a construção civil representa hoje 6,4% do PIB brasileiro. Uma extensa cadeia produtiva que movimentou R$ 604,5 bilhões em 2023. Tão importante quanto isso, é que o setor é responsável por quase 30% de todos os empregos formais gerados no Brasil. São mais de 12,4 milhões de pessoas empregadas direta e indiretamente no país.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projetou crescimento de 4,1% para o setor da construção civil em 2024. Esse desempenho deve ter refletido no aumento da produção de insumos, do comércio varejista de materiais e do mercado imobiliário. De janeiro a outubro de 2024, a produção de insumos para a construção civil cresceu 5,3%. O comércio varejista de materiais aumentou 5%. O mercado imobiliário teve bons resultados, com lançamentos e vendas de unidades crescendo 17% e 20%, respectivamente. Entre janeiro e julho de 2024, foram criadas 200.182 novas vagas com carteira assinada.

Abertura da Feicon teve a presença do presidente Lula. Foto divulgação.

Feira

Entre os dias 8 e 11 de abril, aconteceu em São Paulo a principal feira da Construção Civil brasileira, a Feicon, que dita tendências, apresenta tecnologias e lançamentos e oferece atualizações importantes para varejistas, distribuidores, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais do mercado, Foram mais de mil marcas expositoras, com visitantes e potenciais compradores de 70 países. A abertura contou com a presença do presidente Lula.

Aristóteles os, representante do Sinduscon/ES na Findes, Renato Correia, presidente da CBIC, e Douglas Vaz, que preside o Sinduscon/ES e a Vaz Desenvolvimento Imobiliário. Foto divulgação.

Presença capixaba

Empresários capixabas que estiveram na maior feira do setor do Brasil e América Latina projetam manutenção do crescimento da construção civil no Espírito Santo e no país, independentemente do cenário global adverso e da taxa de juros elevada no país.

A equipe técnica da Vaz Desenvolvimento Imobiliário, empresa capixaba que atem atuação no Sudeste e Norte do país, participou do evento, no pavilhão do São Paulo Expo. Na ocasião, os diretores também fizeram parte do Bairros Summit, uma imersão com os principais empreendedores, gestores e desenvolvedores de bairros planejados do Brasil.

O presidente da empresa, Douglas Vaz, que também preside o Sinduscon/ES, considerou a participação nos dois eventos uma experiência entre os profissionais que hoje estão moldando o futuro do setor. “Sabemos que a construção civil possui um mercado com um potencial imenso e, ao mesmo tempo, desafios que exigem visão e inovação”, analisou.

Alex Pandini

Repórter

Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.

Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.