Entretenimento e Cultura

XIII Encontro da Cultura Italiana

Araguaya comemora mais um Encontro da Cultura Italiana que reúne descendentes de imigrantes italianos que colonizaram essas terras desde 1883

XIII Encontro da Cultura Italiana XIII Encontro da Cultura Italiana XIII Encontro da Cultura Italiana XIII Encontro da Cultura Italiana

Dias 6 e 7 de agosto, Araguaya, em Marechal Floriano, considerada a Vila Italiana mais charmosa do Estado, celebra a cultura e resgata as tradições dos seus anteados no XIII Encontro da Cultura Italiana. O historiador e presidente da Câmara Municipal de Marechal Floriano, filho de Araguaya, Cezinha Ronchi, conta que a Colonização de Araguaya teve início em 1883 com a chegada da Família Bravin Canela , depois em 1884 chegou a família Lorenzoni que deu início ao Povoado, pois em suas terras é que estão localizados a Estação Ferroviária, a Igreja e todo o centro de Araguaya.

Foto: Arquivo/Karin Kemper

“Os primeiros Imigrantes vieram para Benevente e de canoas até Alfredo Chaves. De Alfredo Chaves, em picadas, margeando o Rio Benevente e depois o Rio Iriritimirim até uma de suas nascentes chegaram a Araguaya. No início moraram em cabanas cobertas de folha de palmito. O primeiro sobrado construído em Araguaya foi da família Lorenzoni. As primeiras famílias que colonizaram Araguaya juntamente com Bravin e Lorenzoni foram Celante, Del Puppo, Canal, Scarpat , Cosmo, Bravin Caselut, Marcandela, Riet, Fregona, Colle, Puppin e Pusiol”, relata Cezinha Ronchi.

As comemorações do XIII Encontro da Cultura Italiana começam no sábado (6/8) às 7 horas com a saída do ônibus da estação de Araguaya para a XIII Picada do Nonno e da Nonna. Às 7h30 está marcada a saída da XIII Picada do Nonno e da Nonna da Igreja de São Marcos, em Alfredo Chaves, com destino a Araguaya. A abertura das barracas de bebidas, comidas típicas e roleta na Vila Italiana será às 11 horas. A partir das 13 horas haverá torneios de Bocha Infantil e Adulto, de Bisca, de Truco e às 16 horas desfile Dei Bambini, sendo às 18 horas a abertura oficial da Festa com apresentação do Grupo de Dança Italiana “Folkloristico Granello Giallo”e show com talentos locais “Marcilene Piveta e Joaquim Paranhos”. Ás 20 horas Show com Banda Gioco Di Morra.

No domingo (7/8) às 10 horas Missa na Paróquia de São Miguel Arcanjo e às 11hs abertura das barracas de bebidas, comidas típicas e roleta e às 12 horas o tradicional almoço musical com Show de Mirano Chuller. Ás 14 horas desfile das Famílias Italianas e às 16 horas apresentação do Grupo de Dança Italiana “Grupo Folkloristico Pietra Azzura” e às 17hs Show Banda Gioco Di Morra.