Original ou falsificado?

Bobbie Goods: entenda a febre dos livros de colorir e saiba identificar os "piratas"

Crianรงas e adultos am horas pintando as ilustraรงรตes do livro, que representam um universo de ursinhos

Bobbie Goods: entenda a febre dos livros de colorir e saiba identificar os “piratas” Bobbie Goods: entenda a febre dos livros de colorir e saiba identificar os “piratas” Bobbie Goods: entenda a febre dos livros de colorir e saiba identificar os “piratas” Bobbie Goods: entenda a febre dos livros de colorir e saiba identificar os “piratas”
Reproduรงรฃo/Instagram @bobbiegoodsart
Reproduรงรฃo/Instagram @bobbiegoodsart

Um livro cheio de ilustrações de ursinhos fazendo atividades cotidianas, como assistindo televisão, indo ao mercado e saindo com os amigos, tem conquistado crianças e adultos ao redor do mundo.

Bobbie Goods é o nome da nova febre no Brasil entre públicos de diferentes idades. São livros de colorir com figuras fofinhas de animais para serem pintadas com canetinhas. Então, os pintores podem explorar as cores e texturas e pintar conforme desejarem. Além do TikTok, os livros têm dominado as listas de mais vendidos no país, criação da artista americana Abbie Goveia, publicada no Brasil pela HarperCollins.

Leia também:
> Wagner Moura se pronuncia em vídeo após ganhar prêmio e explica ausência em Cannes
> Disney adia o lançamento de ‘Vingadores: Destino’ e ‘Vingadores: Guerras Secretas’; saiba motivo
> The New York Times destaca “Ainda Estou Aqui” em lista de melhores filmes

Acompanhando a trend na internet, Laura Garcia, de 7 anos, não perdeu tempo e já pediu o livro com as canetinhas de presente de aniversário. Agora, trocou as telas pelo papel e a boa parte do dia colorindo.

“Eu conheci os livros pela internet e pedi para a minha madrinha comprar. Chamo minha mãe para pintar comigo e a gente a o tempo pintando e conversando”, contou. Mayara Garcia, mãe de Laura, informou que o novo hobby ajudou a controlar a ansiedade da filha, ao reduzir o tempo que ava no celular.

Laura Garcia. Foto: Reprodução/TV Vitória

Pintar é terapêutico

Os desenhos fofinhos chamam atenção não só das crianças, mas é uma ótima opção para os adultos que querem tirar um tempo no dia para desacelerar, como é o caso do arquiteto Victor Cardoso.

“É quase que uma terapia. É justamente para sair das telas. Só colocar uma música e começar a pintar”, disse. Ele, ainda, convenceu a amiga a embarcar a nova febre, a estudante de odontologia Lorena Medeiros. “Alivia o estresse do dia a dia”, completou Lorena.

Reprodução/TV Vitória

Para a psicopedagoga Daizielen Bazoni, a atividade ajuda a desenvolver habilidades emocionais e motoras.

“Todas as atividades manuais são importantes para o desenvolvimento da atenção do foco. Além de melhorar a ansiedade, você esta também auxiliando seu sistema a desenvolver melhor a criatividade e a coordenação motora”.

Coleção oficial X “piratas”

A coleção oficial de Bobbie Goods, atualmente, conta com quatro livros temáticos: Do Dia para A Noite, Isso ou Aquilo, Dias Quentes e o mais recente lançamento, Dias Frios. A principal diferença está na temática — todos eles contam uma “história” a partir dos desenhos. No caso de Do Dia para a Noite, por exemplo, acompanhamos a rotina do personagem desde o momento em que acorda até a hora de dormir.

Além do selo da editora HarperCollins e suas características físicas, os livros oficiais contam com um adesivo holográfico de identificação, geralmente posicionado no canto superior direito.

Comparação entre edição oficial (à esquerda) e pirata (à direita) de um livro de colorir da coleção Bobbie Goods, da HarperCollins Brasil
Comparação entre edição oficial (à esquerda) e pirata (à direita) de um livro de colorir da coleção Bobbie Goods, da HarperCollins Brasil;[. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Todas as versões contam com 20 ilustrações exclusivas em páginas destacáveis, 1 página de checklist de pintura e outra para teste de cores.

A procura pelos desenhos fez com que muitas pessoas simplesmente os imprimissem, encadernassem e revendessem como se fossem produtos oficiais. Em sites de revenda e até em papelarias físicas e online, é comum encontrar versões piratas dos livros sendo vendidas até mesmo por um preço maior do que os oficiais.

Marcadores para a pintura

Mas esses livrinhos não são exatamente baratos. Além dos cadernos, os kits incluem canetas coloridas, com estojos de até 120 cores, e órios com visual kawaii.

O ideal é investir em um kit econômico e versátil se você está começando agora, pois ainda não existe necessidade de um material mais completo. Entre as opções a base de álcool ou água, enquanto a primeira é permanente e sua fixação é quase que instantânea, a segunda exige um fixador na pós-produção. Já para quem tem o desenho como profissão ou está se aprofundando no assunto, marcadores recarregáveis e com diferentes pontas proporcionam melhor acabamento.

Carol Poleze, repรณrter do Folha Vitรณria
Carol Poleze

Repรณrter

Jornalista pela Universidade Vila Velha (UVV) e mestranda em Comunicaรงรฃo e Territorialidades pela Universidade Federal do Espรญrito Santo (Ufes). ou por veรญculos nacionais como Broadcast/Agรชncia Estado, Estadรฃo e BandNews FM. Atua como repรณrter do Folha Vitรณria desde 2023.

Jornalista pela Universidade Vila Velha (UVV) e mestranda em Comunicaรงรฃo e Territorialidades pela Universidade Federal do Espรญrito Santo (Ufes). ou por veรญculos nacionais como Broadcast/Agรชncia Estado, Estadรฃo e BandNews FM. Atua como repรณrter do Folha Vitรณria desde 2023.