Refresh

This website folhavitoria-br.informativopaulista.com/cotidiano/estudo-genetico-revela-composicao-do-dna-da-populacao-capixaba/ is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Cotidiano

Estudo genético revela composição do DNA da população capixaba

Pesquisa aponta predominância europeia na ancestralidade do Espírito Santo, seguida por origens africanas e indígenas

Estudo sobre genética dos capixabas
Foto: Reprodução/TV Vitória

Você sabe de onde vêm as suas raízes? Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), por meio do projeto DNA do Brasil, revelou a composição genética média da população do Espírito Santo.

Segundo a pesquisa, pessoas nascidas no Estado possuem, em média, 58,22% de ancestralidade europeia, 30,49% africana e 11,29% indígena. Os dados do Espírito Santo são semelhantes aos da média nacional, que apresenta 60% de ancestralidade europeia, 27% africana e 13% indígena.

LEIA TAMBÉM:

Bebê tem perna quebrada durante parto em hospital da Serra

Governo Trump avalia reality com imigrantes competindo por cidadania americana

Quiosque do Vitalino é demolido e vai virar posto da Guarda de Vila Velha

DNA no Espírito Santo

  • 58,22% Europeia
  • 30,49% Africana
  • 11,29% Indígena

DNA no Brasil

  • 60% Europeia
  • 27% Africana
  • 13% Indígena

Outro ponto identificado pela pesquisa é a diferença na transmissão genética por sexo, mostrando que quase 80% do DNA europeu foi herdado por linhagem masculina, enquanto os genes africanos e indígenas foram majoritariamente transmitidos por linhagem feminina.

Tiago Camilo
Historiador Tiago Camilo. Foto: Reprodução/TV Vitória

Esses dados refletem aspectos históricos da formação populacional do Brasil, como explica o historiador Tiago Camilo.

Essa miscigenação foi feita com base em uma violência de gênero. Ela não se dá pacificamente. É claro que existiram relações amistosas, mas, no geral, houve um domínio nos homens brancos sobre as mulheres indígenas e de origem africana, afirma Tiago.

Presença italiana no Espírito Santo

No caso do Espírito Santo, o destaque está na forte presença da imigração italiana, especialmente em municípios da região serrana. Essa origem, além de genética, permanece viva em costumes familiares e na cultura local.

O engenheiro Cristiano Bernabé e a esposa Arelise Scaramuzza mantêm tradições herdadas de seus anteados italianos. Para Cristiano, esse vínculo é valorizado no cotidiano da família.

A gente tenta sempre transmitir para os nossos filhos a cultura italiana, que a gente valoriza muito por ser um povo bem festeiro e, ao mesmo tempo, um povo bem religioso. Então, a gente tenta ar isso para os nossos filhos, para que isso não se perca, disse Cristiano.

Família com genética italiana
Foto: Reprodução/TV Vitória

Pesquisa tem implicações na área da saúde

A pesquisa utilizou dados genéticos de mais de 2.400 voluntários, incluindo moradores do Espírito Santo. Ao todo, foram identificadas mais de 8 milhões de variações genéticas, o que reforça a grande diversidade do povo brasileiro.

Segundo a pesquisadora Lygia Pereira Carramaschi, que coordena o projeto DNA do Brasil, os resultados também podem contribuir para avanços na medicina preventiva.

Começar a incluir a população brasileira em medicina de precisão. A medida em que a gente for conhecendo quais variações genéticas estão associadas as características da nossa saúde, a gente vai poder fazer uma medicina melhor, disse a pesquisadora.

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record