Games

Nintendo avaliará Palworld por possível violação de direitos autorais

O jogo conhecido como "Pokémon com armas" atraiu a atenção e será investigado por semelhanças com a franquia Pokémon

Nintendo avaliará Palworld por possível violação de direitos autorais Nintendo avaliará Palworld por possível violação de direitos autorais Nintendo avaliará Palworld por possível violação de direitos autorais Nintendo avaliará Palworld por possível violação de direitos autorais
Foto: Reprodução

O lançamento do simulador de sobrevivência Palworld, frequentemente comparado a uma paródia de Pokémon, gerou um intenso debate sobre ser uma obra original ou um ato de plágio. Até o momento, a The Pokemon Company (TPC), detentora dos direitos de Pokémon, não havia se pronunciado sobre a questão. Porém, isso mudou recentemente.

Em um comunicado em seu site oficial, a TPC abordou “um jogo de outra empresa lançado em janeiro de 2024”, referindo-se claramente a Palworld. A empresa destacou que “não autorizou ninguém a usar a propriedade intelectual ou os materiais de Pokémon” e prometeu investigar a situação envolvendo Palworld.

A TPC afirmou que pretende investigar e tomar as medidas necessárias para resolver qualquer infração de direitos autorais relacionada a Pokémon, reiterando seu compromisso em proteger e valorizar cada Pokémon e seu mundo.

LEIA TAMBÉM ► Palworld ultraa 2 milhões de jogadores simultâneos no Steam

Palworld permite que os jogadores criem, armem, alimentem e enviem para lutar ou trabalhar com Pals, criaturas que apresentam uma semelhança suspeita com os Pokémon. A similaridade não ou despercebida, e muitos expressaram descontentamento – inclusive, os desenvolvedores de Palworld chegaram a receber ameaças.

LEIA TAMBÉM ► Temporada dos Construtos já está disponível em Diablo IV

Enquanto isso, a Nintendo, que é proprietária da The Pokemon Company, começou a bloquear mods de Palworld que usam Pokémon reais. Além disso, o site Nexus Mods evitou postar conteúdos desse tipo por temer represálias.

O o antecipado de Palworld começou em 19 de janeiro nas plataformas PC (Steam, Microsoft Store), Xbox One, Xbox Series X|S e Game . Em apenas seis dias, o projeto atingiu a marca de 8 milhões de cópias vendidas e mais de 2 milhões de jogadores simultâneos no Steam.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.